Dicas

Segurança com o uniforme hospitalar: como reduzir a proliferação de bactérias?


Postada em 07/01/2021 às 00:55
Por Júlia Biude

Segundo um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente, jalecos podem abrigar mais bactérias que os scrubs, aqueles uniformes hospitalares que são populares nos Centro Cirúrgicos. Para a surpresa de muita gente, a pesquisa indicou ainda que essa contaminação se deve pela frequência e a forma com que os jalecos são lavados.

Uma coisa ainda é dúvida para muita gente: como devo higienizar o meu uniforme hospitalar depois de um longo dia de trabalho? E com que frequência o meu jaleco deve ser lavado?

Segundo o Instituto, os jalecos devem ser lavados, no mínimo, uma vez na semana e os scrubs, devem ser lavados diariamente quando usados em contextos de hospitais, principalmente em Centros Cirúrgicos.

Na lavagem, deve-se respeitar as diretrizes já estabelecidas pelo Ministério da Saúde, quanto à temperatura da água, forma de secagem e desinfecção. A orientação é que seja colocado em uma solução de água sanitária e água pelo menos uma hora antes de lavar. Com o tempo, o jaleco pode ganhar um tom amarelado por conta desse processo de alvejamento, mas essa é a única forma segura de eliminar os contaminantes biológicos.

Na sequência, lave normalmente com sabão neutro. Para finalizar, coloque-o em uma solução de água e álcool. Passe o jaleco e guarde-o em um local reservado.

 


Ligue para: 11 98874 0852 ou Envie e-mail: [email protected]