Dicas

Uniforme Hospitalar Colorido: é bom para os pacientes?


Postada em 07/01/2021 às 00:58
Por Júlia Biude


Com a popularização dos uniformes hospitalares, clínicas ligadas à área da saúde e de estéticas estão aderindo aos Scrubs. A sua praticidade e seu conforto têm ganhado espaço no dia-a-dia e os profissionais têm preferido usar os pijamas ao invés de roupas comuns.

As cores mais tradicionais, como branco, azul e verde, vêm perdendo espaço. Os uniformes hospitalares estão ganhando outras formas, modelos e informações de moda. Porém, as inovações têm gerado polêmicas: seria adequado usar scrubs coloridos para atender pacientes? Mesmo com essas mudanças, continua passando a sensação de algo profissional aos pacientes?

Inicialmente, os médicos usavam o branco como sinal de limpeza e assepsia. Depois, aos poucos foi sendo substituído por tons verdes e azuis nas salas de cirurgias. Algumas pesquisas afirmam que, se o médico usa roupas características e diferentes das outras pessoas, pode agilizar o atendimento de emergências, salvando vidas.

Outra pesquisa realizada em um Hospital Pediátrico em Florença, na Itália, fala que roupas coloridas dá a sensação de calma e conforto nas crianças e nos pais. Ainda segundo os pesquisadores, a prática reduz o stress e a resistência dos pacientes, aumentando a confiança nos profissionais.

Um estudo da Revista Eletrônica de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás afirmou que as cores, além de exercerem influência sobre os pacientes, também são importantes para os profissionais pois podem mudar a forma que a comunicação é feita, as atitudes e a aparência das pessoas. Além de aumentar a vitalidade e a energia.

Diversos hospitais já estão adotando o uso de uniformes coloridos e até estampados para os seus profissionais. É o caso do Hospital de Caridade Erechim, no Rio Grande do Sul.

 


Ligue para: 11 98874 0852 ou Envie e-mail: [email protected]