Dicas Daminhas

Demoiselles: saiba tudo sobre as damas de honra adultas


Postada em 20/01/2020 às 01:22
Por Natália Freitas


Se você está pronta para subir ao altar, já deve ter ouvido falar das demoiselles. Mais conhecidas como damas de honra adultas, elas são presença cada vez mais garantida nos casamentos.


Tem dúvida se deve ou não ter demoiselles no seu grande dia? Então, este post é para você. Listamos alguns detalhes importantes que você precisa saber antes de tomar a sua decisão.


Vamos lá!


Origem da tradição
A palavra demoiselle vem do francês e significa moça ou donzela. Sua presença nos casamentos surgiu na antiguidade e a origem mais aceita é sobre a lenda que diz que a noiva deveria estar acompanhada de outras mulheres com vestimentas parecidas ao seu vestido para confundir os espíritos ruins e afastar a inveja e mau olhado do casamento.



Quem chamar
Assim como as madrinhas, as damas de honra são irmãs, primas ou melhores amigas da noiva e simbolizam alguém que protegem os noivos, como seus “anjos da guarda”.


O que levam
Assim como as daminhas, as demoiselles têm um lugar de destaque no cortejo e costumam entrar com pequenos buquês, pétalas de rosa, plaquinhas de casamento ou, até mesmo, as alianças.


Vestidos
Apesar de serem damas de honra adultas, os vestidos das demoiselles devem ser diferentes das madrinhas, mas, claro, sem perder a harmonia com a festa.
Se optar por mais de uma demoiselle, os modelos e tecidos podem ser diferentes, mas é importante que a cor seja igual para todas. Quer uma dica? Os tons mais claros ou pastéis dão um ar de leveza, assim como os das daminhas.



Curtiu as dicas? Agende um horário do Ateliê Lili Vieira e receba ainda mais sugestões.